-
Arquitetos: SO? Architecture and Ideas
- Área: 1000 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: VitrA, WISA
Piscina Privada torna-se Espaço Público - Florya City Forest, que foi inaugurada no início dos anos 40, havia sido parcialmente ocupada pelos prefeitos anteriores dos distritos de Istambul para uso residencial privado. Quando o novo prefeito de Istambul foi eleito em 2019, ele prometeu transformar toda a área em um campus público removendo as residências particulares dos burocratas e dando usos públicos aos edifícios existentes. As vilas privadas tornaram-se os espaços comuns de trabalho para os órgãos públicos do município, denominados İstanbul Planning Agency (IPA). Entretanto, a demolição da piscina, construída como área de lazer privada para as residências, parecia ser a melhor escolha, já que não seria eficiente nem sustentável utilizá-la como piscina pública.
Em vez de demolir, propusemos manter a piscina e sua cobertura retrátil e transformá-la em um pavilhão público, instalando as conveniências necessárias. O princípio norteador do nosso projeto foi manter a imagem da piscina existente o máximo possível. A ideia era transformar o edifício com intervenção mínima por conta do tempo e do orçamento. Além disso, manter a imagem da piscina como parte da memória coletiva foi importante, pois a narrativa de recuperação dos espaços públicos em Istambul foi seguida pela nova administração da cidade. Assim, a estrutura original da cobertura, os azulejos da piscina e os revestimentos das paredes, até mesmo as cores, foram mantidos como estavam.
Para o funcionamento da piscina como pavilhão público, o vazio da piscina é preenchido com assentos Amphi de compensado, enquanto a piscina infantil agora é usada como jardim de inverno como parte do foyer do novo espaço. As casas de máquinas da piscina que ficavam no andar de baixo foram adaptadas para serem salas de bastidores. Para uma melhor acústica, painéis de madeira são ancorados nas folhas de policarbonato existentes da cobertura dobrável. A piscina agora é usada como espaço de eventos ao ar livre no verão e se torna um auditório para 400 pessoas no inverno, quando a estrutura de cobertura envolve o edifício em condições climáticas adversas.
Como um projeto de reutilização adaptável, nosso ponto de partida foi transformar o espaço existente com orçamento e intervenção mínimos, utilizando estruturas já existentes em vez de fazer um edifício elegante a partir do zero. O IPA Florya Campus agora serve como um local público, incluindo instituições de pesquisa, bem como espaços públicos para eventos e as reconfigurações do campus.